quarta-feira, 30 de março de 2016

Diário de Bordo: Módulo II - Áreas Técnicas

De 23 de novembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016
As inscrições para as Oficinas Módulo II - Áreas Técnicas foram on line e a comissão avaliou seus candidatos através de um arquivo Excel que reuniu todas as informações dos candidatos. Foi feito o pente fino dos candidatos e então a seleção foi feita, após uma reunião que ocorreu entre a comissão, entre cada departamento e coordenação. A comissão de seleção desta etapa foi formada por Jorge Guedes, May Solimar, Mauro Daddio, Christian Saghaard, Fernando Watanabe. O principal critério utilizado foi o perfil sócio econômico e educacional do candidato e a motivação para fazer a oficina. Priorizamos candidatos que vinham de um ensino médio em escola pública e com forte motivação para se aprofundar no audiovisual, mesmo que já houvesse alguma experiência em outras oficinas, ou mesmo cursos de audiovisual em universidades particulares. Quando conhecíamos o candidato de oficinas anteriores, o critério utilizado foi o comprometimento durante as oficinas Módulo I.
Inscreveram-se 273 candidatos, destes foram selecionados 41. Desses 41 tivemos algumas desistências quando fizemos uma segunda chamada. Ao final do curso tínhamos 30 alunos. Foram selecionados:

FOTOGRAFIA
Gilberto Ferreira
Joyce Rocha
Tiago de Souza
Adriane Sanseverino
Marco Antonio Soares
Felipe Murgas
Jordana Braz

EDIÇÃO
Ana Carolina
Aline Maxime
Pedro Abreu do Nascimento
Tais de Souza Ribeiro

SOM
Ícaro San Carlo
Joyce Rocha
Renato Albuquerque
Rogério Ultramari
Gildeane Kelly
Vinicius Linhares

DIREÇÃO
Elaine Coutrin
Fredo Peixoto
Júnior Oliveira
Maisa Pimentel
Rodrigo Ribeiro
Elaine Coutrin
Fredo Peixoto

PRODUÇÃO
Danni França
Jéssica Brito
Karina Vieira
Isa Colombo
Bruna Santos
Mayra Solimar

De 18 a 22 de janeiro de 2016

Fase das Palestras Teóricas. O ciclo de palestras foi dividido pelas áreas de Montagem, Direção, Fotografia, Som e Produção. A cada dia tivemos um palestrante: Jorge Guedes, João Godoy, Christian Saghaard, André Francioli e Mauro D'Addio.

25 de Janeiro de 2016


Nesta data aconteceu o pitching de roteiros e a divisão de equipes.

De 26 de Janeiro a 26 de Fevereiro de 2016 (com exceção dos finais de semana)
Esta etapa foi caracterizada por duas atividades centrais. Aulas específicas teóricas e práticas; e a prática da preparação, pré-produção dos curtas sob a supervisão e consultoria dos professores de cada área. Cada equipe dos curtas foi formada por três alunos da direção sendo um deles dirigindo e os outros assumindo a assistência de direção ou direção de arte ou até mesmo co-direção conforme o caso, três produtores que se revezaram nas funções de set e direção de produção, 02 diretores de fotografia e operadores de câmera, dois técnicos de som, e três editores por filme.
Os alunos de Direção aprenderam a função do diretor e do assistente de direção na realização de um filme, noções de decupagem e enquadramento e dirigiram e acompanharam a produção dos curtas realizados durante esta oficina; os alunos de produção entraram em contato com detalhes da função do diretor de produção, aprenderam a planejar as filmagens, fazer as decupagens de produção dos roteiros, a lidar com as planilhas utilizadas nos filmes, a escrever as cartas de produção, a organizar e conduzir a equipe; os alunos de fotografia tiveram aulas práticas e aprenderam as técnicas no uso dos equipamentos de gravação e iluminação, os alunos de som pensaram nas estratégias de captação do som de cada curta; os alunos de edição entraram em contato com teorias de montagem e editaram os vídeos da oficina aprendendo a utilizar o programa Final Cut.

De 27 de Fevereiro a 06 de Março de 2016


Durantes esta etapa, os alunos efetivaram as gravações. O material, captado diariamente, servia para que os alunos de edição que continuaram em aulas e exercícios práticos iniciassem a organização do material gravado e a edição propriamente dita. Nesta etapa, as gravações ocorreram com a supervisão dos professores que passaram nos sets de filmagem conforme a demanda e complexidade de cada filme. Este ano contamos com a ajuda de 03 monitores também que foram destinados para os grupos de acordo com o grau de dificuldade dos curtas.

De 7 de Março a 27 de Março de 2016 (com exceção dos dias 12, 13 e 19 de Março)

Esse foi o período dedicado a etapa final da oficina: a edição e finalização dos vídeos. Novamente os professores de produção, direção e edição, acompanharam a etapa da montagem até a versão final do curta-metragem. Devido a dificuldade para a edição dos curtas, que neste ano vieram com um material bruto mais complexo, os alunos desta área pediram um dia a mais para poderem editar. O dia foi 20/03/2016 (domingo).

28 de Março de 2016


No último dia de oficina, houve a exibição dos vídeos realizados para todos os participantes e uma discussão sobre o resultado dos filmes. Após a exibição os alunos teceram comentários e entramos na fase de finalização onde algumas alterações de montagem ainda foram feitas a pedido dos alunos.

Ficha Técnica dos Curtas:

MC Mone
Duração estimada: 10'
Sinopse: Simone é funkeira e defende a causa das mulheres. Convidada por um produtor musical, a fazer músicas sensuais, fica dividida entre a necessidade financeira e as suas convicções pessoais.

Alunos Direção: Amanda Pina, Kadu Rossi e Karol Bueno
Alunos Produção: Bruna Santos e Mayra Solimar
Alunos Fotografia: Gilberto Ferreira, Joyce Rocha e Tiago de Souza
Alunos Som: Ícaro San Carlo e Joyce Rocha
Alunos Roteiro: Bruna Santos, Karol Bueno e Raquel Medeiros
Alunos Edição: Tais de Souza Ribeiro

1972
Duração estimada: 9'
Sinopse: Adalberto vive assombrado pelo passado político de seu País enquanto se esconde atrás do balcão de um bar. Confrontado por dois jovens que pedem a volta da ditadura militar, Adalberto resolve enfrentar seus fantasmas e sair de sua prisão interna.

Alunos Direção: Júnior Oliveira, Maisa Pimentel e Rodrigo Ribeiro
Alunos Produção: Jéssica Brito e Karina Vieira
Alunos Fotografia: Adriane Sanseverino e Marco Antonio Soares
Alunos Som: Renato Albuquerque e Rogério Ultramari
Alunos Roteiro: Maisa Pimentel e Marco Antonio Soares
Alunos Edição: Aline Maxime e Pedro Abreu do Nascimento

Joel
Duração estimada: 10'
Sinopse: Joel é imigrante haitiano, vive em São Paulo como orientador social de outros imigrantes e enfrenta diariamente a distância da família, a opressão e preconceito em seu trabalho. Alimentado por suas convicções e talento, busca decidido uma saída na arte.


Alunos Direção: Elaine Coutrin, Fredo Peixoto
Alunos Produção: Danni França e Isa Colombo
Alunos Fotografia: Felipe Murgas e Jordana Braz
Alunos Som: Gildeane Kelly e Vinicius Linhares
Alunos Roteiro: Fredo Peixoto, Júnior Oliveira e Roberto Brilhante
Alunos Edição: Ana Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário