terça-feira, 12 de abril de 2016

CONHEÇA OS FILMES PRODUZIDOS NO CINEMAÇÃO

Este ano os temas roteirizados e produzidos pelos alunos são bem contundentes e tratando alguns dos principais conflitos atuais no País. Os filmes falam sobre o feminismo no funk, o conflito interno de um homem que viveu a ditadura militar e hoje acompanha as manifestações que pedem o retorno desta e a vida de um imigrante haitiano na cidade de São Paulo. Confira as sinopses e fichas técnicas de cada filme, enquanto aguardamos o lançamento deles no 27° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.


“MC Mone” 

Duração: 10'
Simone é funkeira e defende a causa das mulheres. Convidada por um produtor musical, a fazer músicas sensuais, fica dividida entre a necessidade financeira e as suas convicções pessoais. 



Alunos Direção: Amanda Pina, Kadu Rossi e Karol Bueno
Alunos Produção: Bruna Santos e Mayra Solimar
Alunos Fotografia: Gilberto Ferreira, Joyce Rocha e Tiago de Souza
Alunos Som: Ícaro San Carlo e Joyce Rocha
Alunos Roteiro: Bruna Santos, Karol Bueno e Raquel Medeiros
Alunos Edição: Tais de Souza Ribeiro



 “1972” 

Duração: 9'
Eduardo vive assombrado pelo passado político de seu País enquanto se esconde atrás do balcão de um bar. Confrontado por dois jovens que pedem a volta da ditadura militar, Eduardo resolve enfrentar seus fantasmas e sair de sua prisão interna.


Alunos Direção: Júnior Oliveira, Maisa Pimentel e Rodrigo Ribeiro
Alunos Produção: Jéssica Brito e Karina Vieira
Alunos Fotografia: Adriane Sanseverino e Marco Antonio Soares
Alunos Som: Renato Albuquerque e Rogério Ultramari
Alunos Roteiro: Maisa Pimentel e Marco Antonio Soares
Alunos Edição: Aline Maxime e Pedro Abreu do Nascimento


“Joel” 

Duração: 10'
Joel é imigrante haitiano, vive em São Paulo como orientador social de outros imigrantes e enfrenta diariamente a distância da família, a opressão e preconceito em seu trabalho. Alimentado por suas convicções e talento, busca decidido uma saída na arte.

Alunos Direção: Elaine Coutrin, Fredo Peixoto
Alunos Produção: Danni França e Isa Colombo
Alunos Fotografia: Felipe Murgas e Jordana Braz
Alunos Som: Gildeane Kelly e Vinicius Linhares
Alunos Roteiro: Fredo Peixoto, Júnior Oliveira e Roberto Brilhante
Alunos Edição: Ana Carolina

segunda-feira, 4 de abril de 2016

ALUNOS COMENTAM O CINEMAÇÃO




“Ter participado das Oficinas da Kinoforum foi transformador na minha relação com a fotografia, mas também na minha experiência como pessoa. Trabalhar e respeitar o espaço que cada área tem dentro de uma equipe de audiovisual, driblar imprevistos no set de filmagens e tantas outras coisas foram situações novas para mim e que eu vou levar comigo além do período da oficina. Foi uma experiência que me amadureceu em diversos aspectos. Além disso, os profissionais da Kinoforum deram todo o auxílio e suporte para que o curta fosse realizado.”
Jordana Braz – aluna de fotografia


“Esse tipo de iniciativa é indispensável, pois o mundo do cinema é complicado, ele tem lugar para quem sabe fazer, para quem está aprendendo é muito difícil você conseguir entrar em um projeto, então ter oficinas que propiciem essa experiência é crucial para você fazer parte dos que sabem, são profissionais que te ajudam e te aconselham, e nada mais importante que aprender fazendo.”
Jéssica Brito – aluna de produção


“Sobre as oficinas acho que tem uma grande importância para a sociedade de um modo geral abrindo a oportunidade de apresentar o audiovisual para jovens que já conhecem e aos que tem vontade de conhecer. O suporte da oficina para a realização foi total, tanto como na preparação quanto nas locações mesmo quando nos deparávamos com alguma dificuldade tínhamos o suporte de alguém da equipe da oficina para nos auxiliar com possíveis duvidas ou problemas.”
Marcos Soares – aluno de fotografia.



“A proposta das oficinas Kinoforum de entender, apreender e por em prática as diversas áreas do cinema foi essencial para mim enquanto alguém que busca formação e conhecimento na área do cinema, pensando em mercado e também no estudo de conteúdo audiovisual. O primeiro momento da oficina, centrado nos estudos mais teóricos foram importantes para entender a linguagem do cinema, questões como decupagem, análise técnica, storyboard, entre outros. A partir do conteúdo passado colocamos em prática já tendo como base o roteiro escolhido, no meu caso 1972. Esse processo inicial nas oficinas foi essencial para o andamento do projeto.”
Junior Oliveira – aluno de direção


“A Kinoforum ofereceu aulas práticas bastante consistentes para os participantes que escolheram o módulo de som. Além desta parte teórica tivemos suporte de equipamentos.”
                                                                                                                            Ícaro San Carlo – aluno de som