Oficinas Kinoforum Infantojuvenil


ACONTECEU

APOIO: CENTRO CULTURAL VILA PRUDENTE

O apoio do Centro Cultural Vila Prudente é fundamental para a realização deste projeto. O é um espaço destinado à promoção da cidadania dos moradores da comunidade por meio das artes, da produção cultural e da educação.

Originalmente “Casa da Cultura”, foi criado em 1990 por Patrick Joseph Clarke. O projeto, que já conta quase 25 anos, está localizado na favela de Vila Prudente, na zona leste de São Paulo, berço do nascimento e lutas do Movimento de Defesa do Favelado, o MDF.

Conhecer hoje o CCVP é conhecer também “um pedaço do paraíso no meio do mundo querendo proclamar que aqui se sonha. Um lugar sagrado que tem o poder de tudo transformar. É nesse espaço que se experimenta o tesouro da criatividade na dança, no teatro, na música, no canto, na fé enquanto expressão fundante e aventureira do imaginário, na arte irredutível de brincar com tinta e papel e na bem aventurança de estar vivo, livre e cheio de graça”, conforme descreve o fundador Patrick Joseph Clarke.





                                                          Fotos: Rodrigo Ferreira
_________________________________________________________________________________

CONFIRA FOTOS DAS ATIVIDADES NO JD. ÂNGELA

APOIO: Sociedade Santos Mártires
















_________________________________________________________________________________



Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo exibe, desde 2004, programação de filmes e atividades para público infantojuvenil. Dando continuidade às ações do festival para estas faixas etárias, o projeto CINEMAÇÃO oferece duas oficinas audiovisuais para crianças e adolescentes; A INVENCÃO DO CINEMA e O CINEMA DOS MEUS SONHOS.

As crianças e adolescentes são o público alvo e ao mesmo tempo os protagonistas destas ações audiovisuais; interagem com a história do cinema, fazem pequenas animações, revelam seus sonhos, criam suas estórias e realizam seus próprios vídeos.


 SINOPSES DAS OFICINAS KINOFORUM INFANTOJUVENIS

A INVENCÃO DO CINEMA: Oficina audiovisual que apresenta filmes que foram realizados no início da história do cinema pelos irmãos Lumiére, e também as primeiras comédias, as primeiras ficções e o cinema fantástico de George  Méliès. Os participantes realizam um exercício de gravação no próprio local, com os mesmos truques usados em filmes de George Méliès. No final da oficina, os participantes criam suas próprias animações, fazendo desenhos animados em bloquinhos de papel (flip books). Coordenação Pedagógica: Christian Saghaard

O CINEMA DOS MEUS SONHOS: Os participantes realizam exercícios práticos de gravação de imagens e sons, mesclados com conceitos de enquadramento, movimentos de câmera, ângulos de filmagem e decupagem. Apresentamos exemplos de filmes e trechos de filmes inspirados em sonhos. Os participantes gravam um vídeo baseado em seus próprios sonhos. A oficina tem como objetivo despertar a sensibilidade para expressão em linguagem audiovisual, utilizando câmeras como ferramentas de expressão. Coordenação Pedagógica: Christian Saghaard.



OBJETIVOS DAS OFICINAS KINOFORUM INFANTOJUVENIS


Garantir um espaço de expressão e participação para as crianças e adolescentes, a partir do lúdico e da criação audiovisual. Os participantes da oficina vão finalizar um ciclo de aprendizado e produção, com troca de saberes e impressões.

Criar obras audiovisuais que estimulem um diálogo entre cotidianos e históricos pessoais, refletidos em suas projeções, em seus sonhos e aspirações.

Ampliar repertórios e despertar a sensibilidade para criação artística e percepção do mundo. Incentivar uma nova postura, ao mesmo tempo criativa e crítica em relação às formas de comunicação audiovisual.

Cativar audiência na formação de público para o cinema brasileiro; sabemos que a realização de vídeos estimula o interesse do público para o audiovisual brasileiro como um todo.

O domínio básico da linguagem audiovisual permite que os participantes, de todas as idades, possam dizer, através  da linguagem audiovisual, o que pensam de si e do mundo, criando condições plenas para o exercício da cidadania e atuando como protagonistas de sua própria história.

Desta maneira, tornam-se “agentes audiovisuais” aptos a promover esse conhecimento para seu grupo de amigos, sua família e sua comunidade, despertando reflexões sobre os mais variados assuntos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário