Módulo II - Roteiro


OFICINAS KINOFORUM MÓDULO II - ROTEIRO
Inscrições encerradas para Roteiro!

                                                                                                        
Co-realização: Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de São Paulo
Local: Associação Cultural Kinoforum
Endereço: Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192, apto 101- Arouche
Inscrições: Roteiro - de 07 a 22 de novembro de 2015
Direção / Produção / Edição / Fotografia e Som – De 23 de novembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016
Aulas: Roteiro – 30 de novembro de 2015 a 11 de dezembro de 2015 - segunda a sexta das 19 às 22 horas
Direção / Produção / Edição / Fotografia e Som – 18 de janeiro a 27 de março de 2016.
Participantes: 6 alunos de Roteiro e 30 alunos das demais áreas
Idade do público alvo: 16 a 30 anos



A Associação Cultural Kinoforum em parceria com a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o início de mais uma Oficina Kinoforum de Realização Audiovisual MÓDULO II, nas áreas de Roteiro, Direção, Produção, Edição, Fotografia e Som. 

Poderá se inscrever na oficina qualquer interessado que já tenha participado de alguma oficina audiovisual, com algum conhecimento básico na área, incluindo todos os participantes das Oficinas Kinoforum Módulo I de 2001 a 2015.

Através da realização da Oficina Kinoforum de Realização Audiovisual MÓDULO II pretende-se contribuir com o aperfeiçoamento dos participantes em alguma das áreas da realização audiovisual e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento da linguagem audiovisual e do cinema. O modelo foi criado diante das expectativas em relação a uma continuidade do projeto, manifestadas por participantes das primeiras edições do projeto.

A Oficina Kinoforum Módulo II, projeto da parceria Kinoforum/Prefeitura de São Paulo, é uma dessas possibilidades de novas vivências e experiências oferecidas gratuitamente a todos pela Prefeitura, com o aprofundamento nas questões que envolvem a realização audiovisual.

A Oficina iniciará com a área de roteiro e continuará com as demais áreas (Direção, Produção, Edição, Fotografia e som)  a partir dos roteiros desenvolvidos durante as aulas. A fase de roteiro acontecerá na sede da Associação Cultural Kinoforum, na Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192, cj. 101- Arouche, próximo ao metrô República. A oficina de roteiro será de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015.

Os interessados em participar da Oficina Módulo II – Roteiro podem inscrever-se desde já e os interessados nas demais áreas poderão inscrever-se a partir do dia 23 de novembro.


INSCRIÇÕES

A oficina de ROTEIRO será realizada antes das oficinas de DIREÇÃO, PRODUÇÃO, FOTOGRAFIA, SOM e EDIÇÃO. Portanto, os interessados na oficina de Roteiro podem se inscrever também para estas áreas.

As vagas da Oficina Módulo II serão distribuídas conforme abaixo:

v  Roteiro (6 vagas)
v  Direção (6 vagas)
v  Produção ( 9 vagas)
v  Fotografia (6 vagas)
v  Som (3 vagas)
v  Edição (6 vagas)


Inscrições Roteiro: 07 a 11 de novembro de 2015.
Inscrições demais áreas: 23 de novembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016.
Divulgação dos selecionados de Roteiro: 23 a 27 de novembro, no site das oficinas e por telefone.
Divulgação dos selecionados das outras áreas: 13 a 17 de janeiro, no site das oficinas e por telefone.

Como se inscrever:
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que está disponível online e enviar os documentos RG e CPF escaneados para o e-mail: prodoficinas@kinoforum.org ou entregar pessoalmente na Associação Cultural Kinoforum, localizada na Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192, cj. 101- Arouche, de segunda a sexta, das 09h às 18h, para Caroline Cagnatto.

OFICINA DE ROTEIRO


Na inscrição, os candidatos da área de Roteiro devem apresentar um argumento para a realização de um roteiro de curta-metragem digital de até 10 minutos. Os argumentos poderão ser de documentário, ficção ou misto.

Este ano estórias ficcionais ou documentais dos roteiros deverão relacionar-se de algum modo com o tema O BRASIL ATUAL cuja temática poderá estar abordada como pano de fundo ou no centro de suas estórias dialogando com qualquer assunto que retrate os anseios e contradições do momento do País nas mais diversas áreas da sociedade: política, social, cultural e comportamental, dentre outras.

Argumento documentário: texto resumido que fale sobre o assunto escolhido, por que foi escolhido e o modo como esse assunto será mostrado no vídeo (quais imagens, sons, entrevistas, etc).

Argumento ficção: texto resumido com a descrição geral da história que será mostrada no vídeo, com começo, meio e fim. Pode conter diálogos não desenvolvidos, apenas indicados (por exemplo: “João e Odete falam sobre as dificuldades de criar um filho”).

Argumento ficção e documentário: os argumentos podem conter elementos de ficção e de documentário ao mesmo tempo.

O texto ser escrito em no máximo duas páginas e deverá ser enviado para o e-mail prodoficinas@kinoforum.org antes das inscrições acabarem. E deverá descrever da melhor maneira possível o curta metragem que você tem na cabeça.

Os selecionados para a área de ROTEIRO não serão necessariamente os diretores desses filmes a serem realizados, mas poderão também inscrever-se para as outras áreas, incluindo DIREÇÃO.

________________________________________________________________________

Seguem abaixo as datas e horários  das aulas:
NOVEMBRO / DEZEMBRO

Datas:   30 de novembro a 11 de dezembro de 2015 (segunda a sexta)
Horários: 19h00 às 22h00

Os alunos irão preparar os roteiros que serão posteriormente filmados durante a outra etapa da oficina, com o acompanhamento de profissionais do mercado.

OBS. Os alunos de roteiro poderão assistir ao ciclo de palestras que abrirão a outra etapa da oficina sobre as outras áreas da atividade cinematográfica e que ocorrerão entre os dias 18 a 22 de janeiro de 2016.

Após o ciclo de palestras os alunos selecionados para as demais áreas terão um curso prático dividido em 04 grupos de trabalho: Direção, Produção, Fotografia / som e Edição.


A disponibilidade dos participantes em relação aos horários da oficina escolhida deverá ser integral. 

                                                                                                         

________________________________________________________________________

Lista de Selecionados:
Frederico Peixoto de Azevedo
Karoline Domingues Bueno
Maísa Pimentel
José Nunes de Oliveira Júnior
Jessica Alves dos Reis
Ricardo Morais de Castilho